lunes, 11 de abril de 2011

Japão pode elevar grau de seriedade de acidente nuclear



O Japão estuda elevar o nível de seriedade do acidente nuclear em Fukushima de cinco para sete - o mais alto da escala internacional -, depois de cálculos preliminares da Comissão de Segurança Nuclear do país mostrarem que a usina Daiichi, em determinado momento, chegou a emitir até 10 mil terabecquerels de material radioativo por hora, de acordo com fontes do governo japonês ouvidas pela agência de notícias Kyodo News.

O presidente da Comissão de Segurança Nuclear do Japão, Haruki Madarame, estimou que a usina liberou por um bom tempo 10 mil terabecquerels por hora e desde então reduziu o nível dessas emissões para 1 terabecquerel por hora.

Outro cálculo preliminar mostrou que a quantidade acumulada de exposição externa à radiação excedeu o limite de 1 milisievert em áreas situadas mais de 60 quilômetros a noroeste da usina e cerca de 40 quilômetros ao sudoeste. Isso engloba as regiões de Fukushima, Date, Soma, Minamisoma e Iwaki. Os milisievert são a medida da exposição a uma radiação. As informações são da Dow Jones.

No hay comentarios:

Publicar un comentario